Novas normas do SCR - Sistema de Informações de Crédito do Banco Central, de acordo com a Resolução 3.658 de 17 de dezembro de 2008, do Conselho Monetário Nacional

O que é o SCR?

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central - SCR, é um banco de dados alimentado mensalmente pelas instituições financeiras, constituído por informações de operações de crédito, limites de crédito, avais, fianças e coobrigações realizadas e/ou outorgadas por pessoas físicas e jurídicas.

As informações apresentadas no SCR referem-se ao saldo contábil das operações de crédito no último dia de cada mês.

Finalidades e uso das informações

- Fornecer informações ao Bacen para fins de supervisão do risco de crédito a que estão expostas as instituições financeiras.

- Auxiliar as instituições financeiras na gestão de suas carteiras de crédito, com a obtenção de informações sobre as características e avaliação da capacidade de pagamento dos devedores (o BACEN disponibiliza aos integrantes do SFN informações referentes ao histórico das operações de empréstimos e financiamentos dos últimos 13 meses).

Forma de consulta

O acesso ao SCR pode ser feito pelas instituições financeiras, pelos tomadores de empréstimos e financiamentos e pelas áreas especializadas do Banco Central. As pessoas físicas e jurídicas podem se cadastrar no Banco Central para acessarem, gratuitamente, por meio da internet, seus dados porventura cadastrados no SCR.

Se conveniente, podem obter relatórios com informações mais detalhadas a seu respeito, diretamente nas Centrais de Atendimento Público mantidas pelo Banco Central, mediante apresentação dos documentos exigidos. Para mais informações ligue: 0800 979 2345 ou acesse o site do Banco Central - www.bcb.gov.br/?SCR

Alteração e discordância das informações do SCR

As manifestações de discordância, solicitações de correção ou exclusão e registros de medidas judiciais quanto às informações constantes do SCR, relativas as operações realizadas com o Banco Safra, deverão ser dirigidas à Central de Atendimento Safra, Central de Suporte Pessoa Jurídica ou SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Importante

A consulta sobre qualquer informação do SCR só poderá ser feita mediante prévia autorização do cliente por parte das instituições financeiras.